quarta-feira, 30 de junho de 2010

CARTEIRA DE IDENTIDADE TERÁ NOVO MODELO CONTRA FRAUDE

Ainda este ano, os brasileiros que forem tirar carteira de identidade receberão um modelo totalmente novo. A mudança é para dificultar as fraudes. Outros documentos também terão modificações. Bem vindo ao mundo dos adultos. Sujar as mãozinhas, Leandro, é só o primeiro passo para provar que você é você mesmo.

“Se alguém me rouba ele, eu tenho um documento dele até porque ninguém vai tirar a documentação dele. Agora ele é um cidadão, né?”, disse a produtora de teatro Jade Mattei Brasil. Mas em breve, ele e outros brasileiros vão ver mudanças nos documentos. CPF, por exemplo, o plano da Receita Federal é eliminar até agosto o cartão de plástico. O número será mantido.

Quem ainda não tem, poderá tirar o CPF pela internet, nos Correios, na Caixa ou no Banco do Brasil e o número sairá na hora. Já o passaporte emitido a partir de dezembro virá com um chip, que será lido em terminais eletrônicos no Brasil e no exterior. A ideia é reduzir as filas no embarque.

A mudança mais significativa será a do documento de identidade. O governo quer tirar do papel um projeto que se arrasta há 13 anos: o Registro de Identidade Civil, o chamado RIC, que promete evitar fraudes e ajudar o trabalho da polícia.

Hoje, qualquer pessoa pode tirar até 27 RGs, um em cada unidade da federação. Já a nova identidade terá um número único em todo o país. Os dados e as impressões digitais ficarão armazenados num supercomputador em Brasília, conectado às secretarias de segurança dos estados. A tecnologia evita que uma pessoa se passe por outra.

Em nove anos, o RIC deve substituir todas as carteiras de identidade, ao custo de quase R$ 1,5 bilhão. (As informações são do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário