Salvador tem a oportunidade, de muito em breve, ter um sistema de transporte de primeiro mundo, o BRT. Esse modelo, já implantado em várias cidades pelo mundo afora, consiste em um sistema de ônibus espaçosos, bi ou triarticulados, que trafegam em corredores exclusivos e interligados.
È de fato, o que temos de moderno no que se refere a transporte de massa, em operação em mais de 120 grandes cidades pelo mundo com resultados satisfatórios e aprovação dos usuários do sistema. É importante também ressaltar que o BRT, permite o uso de veículos de grande capacidade com 160 a 270 lugares, com portas duplas e largas à esquerda e direita.
Além da cobrança prévia da passagem em guichês externos, ele circula em canaletas e as paradas nas estações que tem pisos elevados, na mesma altura da entrada das portas, garantindo e facilitando o acesso a todos, inclusive cadeirantes, idosos e crianças.
Este sistema está em operação em Bogotá na Colômbia, na cidade de Guadalajara no México, em Londres, em oito grandes cidades da China e, recentemente na África do Sul em função da Copa do Mundo. No Brasil, apenas a cidade de Curitiba tem esse sistema implantado e, que é visto como modelo para o resto do país.
Salvador vai ter o privilégio de ser sede de uma das chaves da copa do mundo e, no quesito transporte, já sai na frente com o projeto do BRT que foi incorporado ao projeto da Copa. A informação é que os recursos para implantação do BRT de Salvador já estão assegurados e o projeto em sua primeira etapa abrange o trecho Aeroporto/Acesso Norte, integrado com o metrô que chega até a Estação da Lapa. (Com informações da Revista Salvador em Movimento)
O primeiro mundo ao qual o autor desse texto se refere são:
ResponderExcluir* Bogotá na Colômbia
* Cidades na África do Sul
* Cidades na China
* Curitiba (que está usando parte das linhas do tal BRT e substuindo-as por metrô).
* Londres (que possui a maior rede de metrô do mundo e dessas cidades listadas é a única que realmente pode-se chamar de primeiro mundo).
Ao contrário, do que o lobby dos empresários de ônibus de Salvador e sua rede de influência estão transmitindo a população, o BRT é uma solução típicamente de países subdesenvolvidos e nada mais é que um corredor de ônibus com estações adaptadas para cobrança prévia de passagem. Possui capacidade de transporte de passageiros inferiores ao metrô e ao VLT e acumula mais algumas desvantagens como:
- maior custo de manutenção
- poluição do ar por queima de diesel
- menor velocidade
- grande prejuízo urbanístico para a Av. Paralela
- vulnerabilidade a campanhas salariais.
Como se não bastasse tudo isso, esse sistema que naturalmente é o preferido do SETPS (por ser a ônbus) ainda será gerido pelo próprio SETPS e quem é usuário de ônibus em Salvador sabe que esse tipo de gestão não é das melhores: irregularidade de horários, ônibus sujos nos bairros periféricos, com assentos desconfortáveis e muito ruído.
Salvador é a única das grandes capitais brasileiras que possui um sistema de transporte baseado na total dependência e submissão aos ônibus. Para não ir muito longe, cidades nordestinas e com população menor que a nossa como Recife e Fortaleza possuem redes de metrô consolidadas e desenvolvendo-se cada vez mais.
O fato de a população soteropolitana não conhecer formas eficientes de administração municipal na área de transporte, bem como o fato de ser diariamente submetida a tortura diária nas péssimas estações de ônibus da nossa província, faz-nos acreditar que "soluções" como essa denominada BRT serão a solução para o nossos problemas, apostando na ignorância do povo em relação a outros sistemas de transporte como o VLT/Metrô que não priorizam o oligopólio no transporte urbano.
Acho que o Cleber está um tanto equivocado. Se o sistema é falho então por que as cidades onde ele foi implantado funciona até hoje? por que a África do Sul implantou o sistema? São questões que merecem uma atenção maior para não ficarmos no discurso vasio.
ResponderExcluirAnônimo, acredito que você se esquivou de ler o meu comentário, afinal o mesmo está muito bem argumentado, o que demonstra uma falta de apreço e agressão gratuita com o termo "equivocado".
ResponderExcluirNo entanto, respondendo ao seu comentário, você se refere a África do Sul como se fosse um modelo de sucesso na área de transporte público, mas sequer cita a cidade onde foi implantada, já que África do Sul é o país. Complementando, se você fizer uma rápida pesquisa no Google com as palavras "engarrafamento" e "África do Sul", você verá que o tal sucesso do BRT está apenas na cabeça daqueles que querem consolidar o oligopólio do SETPS tornando a nossa cidade cada vez mais dependente deste sistema ineficiente, caro e poluente.
Se após ler o meu primeiro comentário, ainda assim, você considerar insuficiente e talvez "infundado", sugiro que leia esta reportagem do Jornal A Tarde e veja quais são os verdadeiros interesses por trás desta propaganda vazia e abjeta que vem sendo feita para tripudiar da população de Salvador:
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1352971
Aproveitando o debate, proponho alguns questionamentos:
ResponderExcluir1) Por que o Salvador Card é altamente centralizado e operado pelos próprios empresários de ônibus através do SETPS e SEM licitação?
2) Há quanto tempo não se faz licitação para operação das linhas de ônibus em Salvador e por que alguns vereadores fazem vista grossa?
3) Por que é tão importante tornar Salvador cada vez mais dependente dos ônibus que virão agora pelo apelido de BRT, enquanto outras capitais com população menor como: Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Curitiba (sim! Curitiba, aquela mesma do sucesso do BRT!) investem na ampliação/construção de suas redes de metrô?
Se esse comentário não for oportunamente "apagado", cabe a reflexão sobre estes questionamentos!
Sabemos que qualquer grande solução para os problemas de Salvador demora-se anos para acontecer. Um exemplo: Metrô.
ResponderExcluirRealmente, esse sistema não resolverá os problemas de transporte a longo prazo, é "pura tapeação". Ainda mais porque será restritos as grandes avenidas, o que é pouco.
A verdade e que infelizmente e a melhor solução e mais rápida para atender as exigências da Copa. Afinal é só isso que importa... e olha lá.
É um absurdo o que acontece com Salvador. Sempre trazem para nossa capital tudo o que há de pior.
ResponderExcluirFui recentemente em Blumenal e constatei que as passarelas de lá são subterrâneas, com escada rolante e climatização. Em Salvador,só temos passarelas suspensas que deixam a cidade cada vez mais feia. O mesmo podemos observar na qualidade dos ônibus coletivos em comparação com os mesmos veículos no sul do país.Agora querem nos empurrar este BRT, um sistema defasado de transporte de massa.
Será que é porque somos nordestinos e não temos consciência de mobilização contra os desmandos das autoridades?
Com certeza acho que o editor deste artigo infelizmente não conhece a realidade no que tange a atual CONCEPÇÃO moderna dos transportes de massa adotado em varias partes do mundo. Em primeiro lugar,nenhum pais do mundo que trata com seriedade o transporte púbilco,e olhe que conheço vários,elege o onibus como sua principal matriz do sistema,primeiro vem os trens,metros pesados,metros leves,VLTs,VLPs,Trolebus, e só depois os onibus que atuam como sistema COMPLEMENTAR.Falar do BRT de Bogotá na Colombia(Transmilenio) tem que cita-lo,com expl.de tudo de ruim que ele é,como uma catástrofe,auto indice de acidentes nas vias segregadas,engarrafamentos constantes,superlotação,problemas com horários e a insatisfção e revolta generalizada e constante da população(vide video BRT x VLT no YouTube no canal -Pregopontocom-)O da Africa do Sul um grande fiasco,o de Curitiba tão citado foi criado na década de 70 quando a então realidade era outra,tanto que Curitiba ja está implantando o seu Metro.E sobre o do Mexico vejam este comentário... - CIUDAD DE MÉXICO, México, feb. 4, 2005
ResponderExcluirFuente: Noticieros Televisa
Vecinos denuncian afectaciones al arbolado y
molestias ocasionadas por construcción de
Metrobus.....El metrobús de la ciudad de México es un
desastre....O Metrobus é o sistema de BRT da cidade do Mexico e esse comentário é do ano de 2005.Os sistemas de BRT so funcionam bem quando usados como sistema de complementação ou seja interligação dos sistemas principais expl. o Mobilen de Paris(que não gosta de ser chamado de BRT)é um bom expl. de sistema complementar de baixa incidência,com controle rígido eletrônico de horários e nas vias segregadas(vias exclusivas) onde trafegam os onibus são compartilhadas e trafegam também ciclistas e taxis harmoniosamente.Pergunto... seria isso possível na Colombia ou aqui em Salvador?!!!quem se arriscaria? querer vender essa ideia de que o BRT é a solução para o transporte publico de Salvador é como andar sempre olhando para o dedão do pé,não passa de uma solução imediatista,simploria e paliativa,pois o BRT ja nascera com sua data de validade vencida.Essa idéia tosca plantada pelo SETPS(que graciosamente fez todo projeto e presenteou a prefeitura de Salvador) com o apoio do prefeito da cidade visa unica e exclusivamente a manutenção do seu antigo monopólio em prejuízo da cidade e de toda sua população.Os custos de implantação de um BRT aparentemente são menores, mais a longo prazo torna-se mais oneroso pelo fato de usar veiculos com propusores movidos por combustível fóssil ante ecológico,(diesel)Troca de pneus periódicas,desgastam o piso rolante (asfalto)transportam 180 pasgs,trafegam em vias segregadas, e os veiculos tem vida util no sistema de cinco anos.Um VLT transporta 700 ou mais pasgs,usa energia limpa(propulsores elétricos,ecologicamente correto)duram mais de 25 anos,não gastam pneus,podem trafegar em vias não segregadas e nos locais onde não haja compartilhamento com outros veiculos, o seu leito natural pode ser coberto com grama evitando a impermeabilização do solo, a expl do que e feito em toda Europa.Vale a pena lembrar que cidades como Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri no Ceará já tem o seu VLT com 13,6 klms, Maceio ja implantou seu VLT com 30 klms com oito trens,Natal esta implantando o seu sistema com 56 klms J.Pessoa com seus 30klms alem Terezina no Piaui de Recife e Fortaleza ambos com Trens Metros e VLTs e o mais importante, cordenado pela CBTU e usando equipamentos genuinamente Nacionais fabricados em Barbalha no Ceara pela filial da Bom Sinal que tem sua Matriz em S.Paulo atendendo encomendas para fora do pais.O BRT é uma fraude...não sobrevivera dois anos pois trata-se com ja dissemos de uma solução capenga,imediatista,paliativa,apenas visando a copa do mundo,e depois Deus que nos acuda,teremos aqui uma nova Bogotá.Veja mais sobre BRT x VLT,trens metros visite - www.pregopontocom.blogspot.com
Complementando...nos paises de primeiro mundo todos os onibus tem plataformas baixa (pisos baixo quase ao nivel das calçadas) ) suspenção a ar cambio eletronico automatico,sistema de ajoelhamento( os onibus abaixam ao parar nos pontos ) motores traseiros isolodos acusticamente, sistema de monitoramento por videos e cabine isolada para o condutor alem do controle eletronico de horarios.
ResponderExcluirDIVULGUEI NO FACEBOOK ASSIM (420 CARACTERES PERMITIDOS):
ResponderExcluirHá governante que quer encher o canteiro verde da Paralela de ÔNIBUS(BRT) como solução p/ o transporte coletivo(Bogotá).
VLT (veículo leve sobre trilhos) ficaria + ou - assim: http://bit.ly/eVrtos
Mas querem entupir de asfalto = ao caótico canteiro central do Iguatemi (fotos):
1 - http://bit.ly/dGAwAM
2 - http://bit.ly/g8kqIu
VLT é 1000x melhor que BRT arcaico, lento, impontual e poluidor.
Salvador insustentável!
P.s.: 1o eu coloquei o link da 1a foto (do vlt), pra que ela aparecesse como miniatura). Depois coloquei os outros
E Arapiraca, Maceio, Sobral, Juazeiro do Norte, Recife e Fortaleza investem em VLT e Salvador ainda investe em um sistema de transporte viciado e arcaico que é o BRT só para atender a interesse de gente que não liga para nossa população.
ResponderExcluirQuem defende o BRT com certeza não sabe o que é passar 2h num ônibus apertado, com um serviço péssimo e viver sob domínio de um grupo de empresários mercenários que não ligam para o povão.
Quem está com o povo de verdade, está com o metrô, esse sim transporte digno de uma metrópole e implantado no mundo todo, até em cidades como Maracaibo e Valencia (Venezuela), Cali e Medellin (Colômbia), Valparaíso (Chile), todas menores que Salvador.
Salvador precisa para ontem a licitação das linhas de ônibus e um transporte intermodal integrado de qualidade administrado por empresas licitadas e reguladas.
Hoje essa corja faz o que bem entender, inclusive comprar políticos e mídia para defender um projeto famigerado e que já nasceria saturado.
Curitiba e Bogotá já estão abandonando o BRT para implantar o metrô.
Salvador ficando atrás de Arapiraca e seu VLT e de Manaus e seu monotrilho.