terça-feira, 13 de julho de 2010

CHUMBO DE SANTO AMARO SERÁ OBJETO DE DENUNCIA NO PROGRAMA 'A LIGA'

O programa ‘A Liga’, da Rede Bandeirantes, que tem entre seus apresentadores o Rafinha Bastos, do CQC, investiga o caso do chumbo que polui cinco quilômetros de ruas em Santo Amaro, no Recôncavo baiano. A visita de Rafinha à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia (Secti) causou mal-estar.

Rafinha queria saber por que o material não foi retirado, já que uma emenda da bancada da Bahia no ano passado reservou R$ 22 milhões para a operação. O chumbo foi deixado no que é hoje parte do centro histórico de Santo Amaro pela antiga Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), há mais de 30 anos.

Há diversos registros de pessoas contaminadas com a substância, altamente cancerígena. Na cidade foram despejados cerca de 300 mil toneladas de rejeitos de chumbo. Ildes Ferreira, o secretário da Ciência e Tecnologia que saiu do governo quando Geddel rompeu com Wagner, disse que estava tudo pronto para a retirada, mas deixou o cargo antes de o dinheiro ser liberado. “Daí em diante, não sei”, disse. O programa vai ao ar em outubro. (As informações são da Coluna Tempo Presente, do Jornal A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário