quinta-feira, 22 de julho de 2010

SALVADOR SEDIA EVENTO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO JESUITA

Pela primeira vez, a capital baiana sediará o Congresso Inaciano de Educação, pautado pelo tema “Educação Inaciana, Ética e Diálogo com as Culturas”, de 27 a 30 de julho, no Colégio Antônio Vieira. Cerca de 500 educadores são esperados nessa 5ª edição do evento que neste ano ganha uma dimensão internacional, pois contará também com a participação de educadores da América Latina e Europa.

O Colégio Antônio Vieira foi escolhido para sediar o evento em 2010 devido à preparação para a comemoração dos seus 100 anos de fundação, em 15 de março de 2011. O Congresso - que já faz parte do calendário oficial da Companhia de Jesus no País - tem o objetivo de promover uma reflexão coletiva sobre temas de relevância no contexto educacional, fomentando a troca de experiências entre instituições de ensino da ordem religiosa.

A programação contará com mesas redondas, palestras, debates, apresentações artísticas e uma exposição temática sobre a trajetória da educação inaciana na Bahia. Já confirmaram presença autoridades da congregação jesuíta - sócio do provincial do Brasil, Pe. Luiz Fernando Klein, Sj; Provincial Brasil - Nordeste, Pe. José Acrísio; Diretor do CAV, Pe Domingos Mianulli, SJ - e personalidades do cenário da educação – Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella, Ir. Afonso Tadeu Murad, Prof. Dr. Feizi Masrour Milani, Prof. Dr. Nelson de Luca Pretto, Prof. Dr. Edivaldo Boaventura, dentre outros.

O primeiro Congresso Inaciano de Educação ocorreu em 1990. A cada edição, os Colégios Jesuítas, sob a liderança da Associação Brasileira dos Colégios Jesuítas (ABCJ), reúnem periodicamente seus educadores, estreitando, assim, laços de identidade e unidade. Neste ano, os diversos temas e reflexões do Congresso serão conduzidos pela questão da Ética na Educação, tema desafiador e inquietante, face aos inúmeros problemas que permeiam o mundo atual, inclusive escolar, muitas vezes carente de pressupostos éticos.

Confira a programação do evento no site www.congressoinaciano.com.br

Por: Aidil Brites

Nenhum comentário:

Postar um comentário