O Uruguai sofreu, mas conseguiu faturar a vaga na semifinal da Copa do Mundo da África do Sul nesta sexta-feira, 2. Mesmo com a torcida contra, o bicampeão eliminou a equipe de Gana nos pênaltis, por 4 a 2, após empatar por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, no Estádio Soccer City, em Joanesburgo. Agora, os uruguaios terão pela frente a Holanda, algoz da Seleção Brasileira.
A classificação foi conquistada depois de muitos sustos. O primeiro aconteceu no final do primeiro tempo, quando Muntari abriu o placar. Forlán empatou no início do segundo tempo e manteve a esperança uruguaia. Na prorrogação, Gana quase surpreendeu no último minuto. Suárez acertou a mão na bola em cima da linha do gol e foi expulso. No pênalti, Gyan acertou o travessão e perdeu a chance de fazer história na África do Sul.
Nas cobranças, a equipe de Gana desperdiçou duas chances, enquanto o Uruguai perdeu uma das finalizações. Contudo, "El Loco" Abreu converteu o último pênalti e assegurou a classificação dos sul-americanos. A eliminação de Gana acabou com o sonho africano de ter uma equipe do continente em uma semifinal de Copa do Mundo pela primeira vez - assim como o país, Camarões parou nas quartas de final em 1990 e Senegal caiu na mesma fase em 2002.
Com a vaga, o Uruguai encerrou um jejum de 40 anos no Mundial. A seleção bicampeã mundial, em 1930 e 1950, não alcançava a semifinal desde a Copa de 1970. Os uruguaios agora terão pela frente a Holanda, na terça-feira, às 15h30, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo. (As informações são da Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário