sábado, 25 de setembro de 2010

UFBA: EX-REITOR CULPA BUROCRACIA DE CLASSIFICA SITUAÇÃO COMO "ANOMALIA ESTRUTURAL"

O ex-reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho, que dirigiu a Universidade Federal da Bahia (Ufba) por oito anos, classificou como uma “anomalia estrutural” a falta de 133 professores na instituição. “Tem a ver com a falta de autonomia. A universidade teoricamente tem autonomia administrativa, mas é obrigada na legislação a se submeter às regras do serviço público federal”, explicou.

O professor também justificou a longa duração do problema, desde a sua gestão pela burocracia no processo de contratação. Ontem, o CORREIO publicou matéria denunciando o déficit no número de professores da Ufba. Segundo o pró-reitor de Graduação, Ricardo Carneiro de Miranda Filho, novas contratações não foram feitas por causa do período eleitoral.

“Três meses antes da eleição e até a data da posse não pode ser feita a nomeação dos aprovados em concurso e nema contratação temporária de professores”, justificou Miranda Filho.

Alunos da universidade encaminharam e-mails confirmando o problema em outras faculdades. A estudante Gabriela Harue Bruno, do 7º semestre do curso de Letras, reclamou que teve que trancar o seu curso porque em três matérias que se inscreveu, apenas uma está sendo lecionada.

“Eu peguei três matérias, mas duas foram canceladas. Na disciplina Letras Libras não tinha professor. Meus pais não entendem porque tranquei a faculdade. Não posso ficar perdendo meu tempo matriculada em apenas uma matéria”, reclamou. A reitora Dora Leal Rosa não foi encontrada. (As informações são do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário