O ministro da Fazenda, Guido Mantega, alertou que os países emergentes já começaram a ser afetados pela crise da Europa. Ele citou a desaceleração do crescimento da China e da Coreia do Sul, além do encarecimento do crédito comercial em razão da situação de liquidez mais apertada do sistema financeiro internacional.
Segundo o ministro, esse cenário ainda não se refere ao Brasil, que é menos dependente do cenário externo. "Mas, em algum momento, o Brasil poderá ser afetado", afirmou durante entrevista coletiva concedida em Paris, ao término da reunião ministerial do G-20.
Mantega acredita que a economia mundial piorou desde o encontro anterior do G-20, em Washington, há algumas semanas. Ratings de bancos e países foram rebaixados e houve redução da confiança nas instituições financeiras. O colapso do franco-belga Dexia trouxe à tona o fantasma do Lehman Brothers. "Mas não acredito em nada parecido, porque já aprenderam a lição de que não se deve deixar quebrar um banco". (As Informações da Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário