terça-feira, 25 de outubro de 2011

GREVES DEIXAM 1,8 MILHÃO SEM ATENDIMENTO MÉDICO PELO SUS

Cerca de 1,8 milhão de pessoas em Salvador não poderão contar nesta terça, 25, com o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso sem falar dos pacientes que vêm do interior. O motivo são duas paralisações: uma de médicos e outra de entidades privadas não-filantrópicas prestadores de serviço ao SUS.

Cerca de 300 dessas instituições paralisaram as atividades desde essa segunda-feira, situação que se estenderá até 31 de outubro, deixando de realizar cerca de 40 mil atendimentos diariamente. Soma-se a isso, a adesão dos médicos da Bahia à suspensão do atendimento ao SUS, que acontece nesta terça em 19 estados no país.

Segundo o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindmed), eles protestam contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência oferecidas na rede pública de saúde.

No caso das entidades privadas, para as quais foi terceirizada a prestação desse serviço elementar, principalmente na área de traumatologia, elas alegam que a ação é por conta do corte de 25% do teto do SUS em 2007, quando houve a municipalização da gestão básica. Além disso, também é contestado o corte de 20% no repasse de abril deste ano. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário