O procurador Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), Sidney Madruga, entrou com um pedido de cassação do mandato de cinco políticos, entre eles o prefeito de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT) e a vereadora Andréa Mendonça, que deixou o DEM e seguiu para o PV. Além do prefeito e da ereadora a procuradoria também quer afastar o vice-prefeito de Santa Bárbara, Webster Campos (ex PT); o vereador de Ubatã Durval (ex PT) e o vereador de Seabra Edemir de Souza (ex PDT).
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, todos exercem cargos públicos obtidos por meio de eleições quando estavam em um partido, do qual se desfiliaram sem justa causa. Podem deixar um partido políticos que pretendam ingressar em uma nova sigla; que estejam em uma legenda que sofra mudança substancial ou desvio do programa partidário ou devido a uma discriminação pessoal.
Segundo o procurador, nenhum dos cinco citados no processo sequer pediram ao Tribunal Regional Eleitoral julgamento de justa causa para a desfiliação. No caso do prefeito de Alagoinhas e da vereadora de Salvador, Andréa Mendonça, Sidney Madruga destaca também a intenção de troca de partidos visando as eleições de 2012, já que Paulo Silva filiou-se ao PDT apenas 48 horas depois de sair do PSDB, enquanto Andréa Brito declarou a imprensa que gostaria de ser candidato do PV à Prefeitura de Salvador.
Caso o TRE/BA atenda aos pedidos da Procuradoria, os acusados podem perder o cargo ainda no mês de outubro, devendo ser empossados os respectivos suplentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário