quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

EMPRESA PAGAR MENOS PARA MULHERES PODERÁ SER MULTADA

Um projeto de lei que começa a tramitar na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado ataca um problema ainda comum em muitas empresas: a contratação de mulheres para exercer as mesmas funções que os homens, mas com salário menor. De acordo com o texto, o empregador flagrado nesta prática pagará multa equivalente a cinco vezes da diferença verificada durante todo o contrato. O valor beneficiará a empregada que foi o alvo da discriminação.

A proposta veio da Câmara dos Deputados, onde foi apresentada pelo deputado Marçal Filho (PMDB-MS) e aprovada em outubro. Segundo ele, estudo da Confederação Internacional dos Sindicatos demonstra que as brasileiras ganham em média 34% menos que os homens.

Depois do Brasil, as maiores diferenças foram registradas na África do Sul (33%), México (29,8%) e na Argentina (26,1%). Nos Estados Unidos, as mulheres recebem 20,8% menos. As menores diferenças de ganhos foram observadas na Suécia (11%), Dinamarca (10,1%), Reino Unido (9%) e Índia (6,3%). (As Informações da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário