quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

VIRUS TIPO 4 DA DENGUE CIRCULA NO VERÃO BAIANO

No primeiro verão em que vírus tipo 4 da dengue circulará por toda a Bahia, é preciso estar atento ao risco iminente de epidemia durante a estação. A presença do novo sorotipo do microorganismo no Estado é sinal de alerta tanto para a população, que ainda não está imune à variante, quanto para as autoridades da Saúde, que já registraram este ano 132 casos de contaminação só em Salvador.

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Eliaci Couto, afirma que o novo vírus surgiu em Salvador no mês de fevereiro, no período de festas, e confirma a possibilidade de epidemia. “O vírus não circulava aqui e pode ter sido trazido por visitantes. A doença é a mesma e tem os mesmos sintomas. A preocupação é pela população que está vulnerável ao vírus novo”, completa a especialista.

O número de casos, contabilizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Divep), contempla desde os primeiros registrados no mês de março até os dias de hoje. Ao número da capital, somam-se seis casos em Feira de Santana, um caso em Guanambi, um em Lauro de Freitas e outro no município de Wanderlei (a 740 quilômetros da capital), totalizando 141 ocorrências.

Para o sanitarista da Divep, Agnaldo Orrico, todo sorotipo novo é motivo de preocupação, pois o sistema imunológico humano ainda precisa adquirir defesa para evitar a contaminação. “Após ter contraído a doença, a pessoa se torna imune àquele sorotipo para o resto da vida, como se fosse vacina”. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário