quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

FALTA DE ESTRUTURA NA IGREJA DA BOA VIAGEM PÕE FIÉIS EM RISCO

Uma alvorada com queima de fogos nesta terça, 27, deu início à Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem. A alegria e a fé dos religiosos contrasta com a triste condição estrutural do imóvel histórico que sediará os festejos. A tradicional comemoração, que tem como ponto alto a procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes na galeota, será realizada com risco para os fiéis.

A sede da Devoção do Senhor do Bom Jesus dos Navegantes, a garagem da galeota e a Igreja de Boa Viagem, todas localizadas no bairro homônimo, estão em péssimas condições e parte da estrutura corre até o risco de desabar. Preocupada com a situação, a presidente da devoção, Acácia Andrade, entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) há cinco meses para solicitar que o órgão autorizasse e acompanhasse uma obra de recuperação da sede da devoção e na garagem da galeota.

“Nesse tempo venho lutando para que a festa não aconteça no risco que está nosso telhado. Nem me refiro à igreja, onde o caso é muito pior”, lamentou Acácia. Na Igreja de Boa Viagem, a situação é de calamidade. A fachada com muitos azulejos quebrados assusta, mas nada é pior do que o interior. As pilastras, que sustentam o andar onde fica o coro, estão até hoje com as mesmas vigas de ferro da época que a igreja foi reaberta, em 2008. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário