sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ALTA DOS ALIMENTOS FOI O QUE MAIS PESOU NA INFLAÇÃO EM 2011

Com a renda e o emprego em alta, o brasileiro passou a frequentar mais restaurantes e a alimentação fora de casa foi o que mais pesou na inflação do grupo alimentos em 2011, com alta de 10,49%. A alimentação no domicílio subiu menos: 5,43%. Segundo Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o grupo alimentação começou o ano pressionado pelo choque das commodities de 2010, mas foi perdendo força.

Porém, a alimentação fora se manteve em alta, diz, em razão do aquecimento do mercado de trabalho e de pressão de custo dos restaurantes - aumento de salários e aluguéis.

Segundo divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desta sexta-feira (6), a inflação não suportou os focos de pressão e o IPCA fechou 2011 no teto da meta do governo, de 6,5% - mais do que os 5,91% de 2010. Esta é a maior taxa desde 2004, quando o indicador ficou em 7,6%.

"Com a demanda aquecida, há mais condições de repassar esses aumentos. As pessoas também têm mudado de hábito e se alimentado mais fora de casa com a renda maior, a mudança de extrato social e a queda do desemprego", disse. (As Informações da Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário