sábado, 26 de maio de 2012

CENÁRIO DE FILME, IGREJA DO PASSO PEDE RESTAURAÇÃO

Anselmo Duarte (1920-2009) prometeu doar a Palma de Ouro - a única conseguida por um filme brasileiro no Festival de Cannes - ao memorial que seria construído para “O Pagador de Promessas”. A homenagem ocuparia o segundo pavimento da Igreja do Passo, em frente à qual está a escadaria de 55 degraus que serviu de cenário para a trama de autoria de Dias Gomes, dirigida por ele.

O cineasta morreu e o memorial, até hoje, não passou de intenção da Arquidiocese de Salvador. Ao longo dos 50 anos desde a premiação, a igreja vem se deteriorando. É uma entre tantas das 372 existentes na cidade, sem conservação condizente com o valor histórico reconhecido, conforme o Decreto nº 25/37, aplicado a ela em 1938.

De acordo com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Amorim, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Santo Antônio, não corre risco de desabar. “Do ponto de vista estrutural, não há problema grave porque foi feita uma cobertura pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), ainda no tempo da ex-diretora Adriana Castro, em 2001”, assegurou. (As infromações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário