segunda-feira, 28 de maio de 2012

LULA DIZ ESTAR 'INDIGNADO' COM DENÚNCIA DE QUE PRESSIONOU MINISTRO DO STF

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira (28) estar indignado com a denúncia do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de que o petista teria feito pressão para adiar o julgamento do mensalão. "Meu sentimento é de indignação", declarou, em nota, Lula. A denúncia foi publicada em reportagem da revista semanal "Veja".

De acordo com a revista, Mendes se encontrou em abril com Lula, no escritório do ex-ministro do governo do petista e ex-ministro do STF Nelson Jobim, e propôs blindar Mendes na CPMI que investiga as relações entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, autoridades e empresários. Em troca, Mendes apoiaria o adiamento do julgamento.

Segundo a nota divulgada por Lula, houve uma conversa, mas essa versão divulgada por Mendes na revista "Veja" é inverídica. Lula afirma que nunca interferiu nas decisões do STF e da Procuradoria-Geral da República em seus 8 anos de presidência, incluindo aí a ação que investiga o mensalão.

"O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja", afirmou Lula.

Nelson Jobim também negou que a conversa tenha acontecido como Mendes a narrou. Ele disse que recebeu os dois em seu escritório e que não houve momento em que Lula e Mendes ficaram a sós. A oposição pretende ingressar com pedido de investigação junto à Procuradoria contra o ex-presidente. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário