sábado, 26 de maio de 2012

MARCHA DAS VADIAS: MOVIMENTO CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL ACONTECE EM SALVADOR

Quem passou pelo centro de Salvador na tarde deste sábado, 26, encontrou um protesto diferente no trajeto entre a praça da Piedade e o Terreiro de Jesus. O movimento Marcha das Vadias, realizado entre às 15h e às 18h, reuniu cerca de 300 homens e mulheres, principalmente jovens mobilizados via redes sociais, com placas, faixas e palavras de ordem, para protestar contra a violência sexual e a cultura machista ainda dominante de colocar a mulher como culpada ou motivadora da agressão sexual sofrida.

Ao longo do trajeto, houve três paradas do movimento: em frente ao mosteiro de São Bento e nas praças Castro Alves e Sé. No Terreiro de Jesus, nas escadarias da Catedral Basílica, militantes usaram o megafone para expressar sua solidariedade às mulheres. Marcelo Cerqueira, representando o Grupo Gay da Bahia (GGB), esteve no evento e defendeu a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres.

A marcha teve ainda a presença da delegada Patrícia Nuno, vestindo calça jeans e um colete rosa Pink. A delegada, que ficou conhecida na Bahia como "Delegata", andou com as mulheres até o Terreiro de Jesus e cumprimentou algumas lideranças femininas.

Durante o percurso, as militantes também explicavam o contexto da palavra vadia e diziam que a sociedade se escandaliza com a expressão, mas que não reage à violência contra o gênero feminino. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário