segunda-feira, 28 de maio de 2012

EM RECIPROCIDADE APÓS CASO COM BAIANO, PF BARRA ARTISTA PLÁSTICO ESPANHOL EM FORTALEZA

Um artista plástico espanhol foi impedido pela Polícia Federal de entrar no Brasil e voltou para a Espanha no mesmo dia, segundo informações da Folha Online. O caso aconteceu no sábado (26).

O artista José Rincón iria participar de uma exposição de gravuras em Sobral, no interior do Ceará, e chegou a Fortaleza em voo da TAP que veio de Madri com conexão em Lisboa. O voo chegou às 20h30 e cerca de 50 minutos depois Rincón voltou em outro avião para a Espanha.

De acordo com a PF, Rincón foi "repatriado por não preencher os requisitos necessários para a entrada no Brasil e por reciprocidade no controle migratório de turistas espanhóis no país". Segundo a PF, o artista plástico não trazia "documentos originais" que certificassem que tinha reserva em hotel, nem uma carta-convite.

Roberto Galvão, presidente da Ecoa, escola que organiza a exposição, disse à Folha que Rincón imprimiu todos os emails com os comprovantes exigidos. O próprio Galvão acredita que o caso tem ligação com o artista baiano Menelaw Sete, que foi proibido de entrar na Espanha no dia 19 deste mês - ele foi barrado em Madri a caminho da Itália.

"O curador da exposição tentou conversar com a PF, mas os agentes disseram que foi uma resposta em relação ao caso da semana passada", disse Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário