sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

NOVA ELEIÇÃO PARA PREFEITO E VICE DE CAMAMU SERÁ EM MARÇO

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia marcou para 03 de março de 2013 a realização da nova eleição para prefeito e vice do município de Camamu, a 188 km de Salvador. A nova eleição foi solicitada pelo Juiz da 78ª Zona Eleitoral, Bel. João Paulo Guimarães Neto.

Em sentença, o juiz determinou a renovação do pleito eleitoral uma vez que os votos dados a candidatos com registro indeferido ultrapassaram 50% da votação válida. No município, 53,56% dos votos válidos foram para os candidatos Américo José da Silva (PSD) e Ioná Queiróz Nascimento (PT). As candidaturas dos dois foram indeferidas pela Justiça Eleitoral, em decisão já definitiva.

Em coletiva de imprensa no dia 10, o juiz explicou que fundamentou sua decisão no artigo 224 do Código Eleitoral e no artigo 64 da resolução 23.372 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): "pode-se concluir que a realização de nova eleição é a medida que mais se harmoniza com a legislação eleitoral afeta e que condiz com a realidade, com o princípio democrático e o exercício do poder político pelo povo".

Enquanto a eleição não é realizada, a cerimônia de diplomação em Camamu acontece somente para os vereadores. Até 03 de março quem fica com a gestão da cidade será o presidente da Câmara Municipal.

A candidata Emiliana de Zequinha da Mata (PP), primeira colocada na disputa ao cargo de prefeito do município, substituiu o então candidato da chapa do PP, Zequinha da Mata (que teve o registro indeferido), em 6 de outubro, véspera da eleição. Na apuração para o cargo de prefeito, ela levou 5.993 votos válidos (32,56 %).

Américo, também com o registro indeferido, obteve 5.729 votos (31,13 %). Chico Vasconcelos ficou com 911 votos (4,95 %). Ioná (registro indeferido) teve 4.128 votos (22,43 %) e Idalina Miranda (registro indeferido), 57 votos (0,31 %). (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário