sábado, 29 de dezembro de 2012

GOVERNO DA BAHIA AUMENTA ICMS SOBRE O DIESEL

O Sindicombustíveis Bahia, sindicato dos donos de postos de combustíveis, calcula que o preço médio do litro do diesel poderá subir de R$ 2,08 para R$ 2,13 a partir de janeiro, caso as distribuidoras repassem aumentos de impostos promovidos pelo estado.

“Não sei como o mercado vai reagir, mas a tendência é que haja reajuste e que o aumento vá para a bomba, prejudicando o consumidor final”, disse José Augusto Costa, presidente do sindicato. A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) anunciou para o próximo mês um acréscimo de 13% na carga tributária do diesel com o aumento da alíquota do ICMS de 15% para 17%.

Com isso, a Bahia será um dos estados que mais pagam ICMS sobre o diesel entre os vizinhos, segundo o sindicato. Porém, o diretor de planejamento da fiscalização da Sefaz, Luís Henrique Alexandre, informou que, no cálculo final, os estados vizinhos pagam mais impostos sobre o diesel.

Caminhões, ônibus e alguns automóveis a diesel serão os mais afetados com o aumento, que não ocorrerá para ônibus de transporte metropolitano e intermunicipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário