segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

OTIMISTA, DILMA CONVOCA EMPRESÁRIOS E DIZ QUE 2013 SERÁ "MUITO MELHOR"

A presidente Dilma Rousseff fez neste domingo um “chamamento” aos empresários para que mantenham a confiança no Brasil, disse que o seu governo respeita contratos e garantiu a redução da tarifa de energia elétrica no início de 2013. No pronunciamento de fim de ano, transmitido em rede nacional de rádio e TV, Dilma também se definiu como “uma otimista” e afirmou que o País está no “rumo certo”.

Na mensagem de 11 minutos, a presidente lembrou que fez acordo com “a maioria das concessionárias” para a diminuição da conta de luz, sem citar a queda de braço com o PSDB. “O corte será o que anunciei”, garantiu. Em setembro, Dilma disse que o gasto com energia cairia, em média, 20,2%, mas as concessionárias de Minas Gerais, São Paulo e Paraná - Estados comandados pelo PSDB - recusaram-se a baixar o preço e alegaram que ela fazia “cortesia com chapéu alheio”. A partir daí, travou-se uma queda de braço entre Dilma e os tucanos, principalmente com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), possível adversário da presidente na disputa eleitoral de 2014.

Depois de afirmar, em solenidade, que havia “insensibilidade” de alguns políticos em relação à medida, Dilma anunciou que o Tesouro Nacional cobriria a diferença para que o preço da energia ficasse mais barato. No pronunciamento, a presidente reiterou o compromisso. “Isso significa que, no início de 2013, a sua conta de luz e a das empresas vão ficar menores”, insistiu. Dilma fez um balanço otimista do ano, apesar do fraco desempenho da economia e da previsão de crescimento de apenas 1%, exaltou os programas do governo e as medidas tomadas para enfrentar a crise internacional.

“Quero encerrar fazendo um chamamento a todos os brasileiros para que mantenham sua confiança no Brasil. Aos empresários, para que acreditem e invistam em nosso País”, afirmou a presidente. Depois da polêmica travada com tucanos por causa da redução do preço da energia e com Estados não produtores de petróleo em razão da nova partilha dos royalties, Dilma deixou claro que não vai mudar as regras do jogo. “Este é um governo que confia no seu povo, no seu empresariado, que respeita contratos e está empenhado na construção de novas parcerias entre os setores público e privado”, disse. (As informações da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário