segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

UNIÃO AUTORIZA MAIS 4 MIL VAGAS EM CONCURSOS PARA 2013

O próximo ano promete para quem está em busca de uma oportunidade no funcionalismo público. Em 2013, serão disputadas pelo menos 4.108 vagas com previsão de lançamento de edital até o fim do primeiro semestre. Este número diz respeito ao total autorizado pelo Ministério do Planejamento e está distribuído em 12 concursos para diferentes órgãos.

Com uma margem orçamentária para preencher até 37 mil vagas para concursos já realizados, que aguardam o primeiro provimento, e para novos concursos, o governo federal deverá priorizar as seguinte áreas: Social, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Produtivo e Ambiental, Articulação Governamental e Gestão, Regulação, e Política Externa e Defesa Nacional.

Orçamento - De acordo com a assessoria do Ministério do Planejamento e Orçamento e Gestão, o orçamento federal também prevê reserva para concursos com a finalidade específica de substituir terceirizados, estimada em cerca de cinco mil cargos.

Embora seja grande a perspectiva de vagas a serem abertas, o Poder Executivo federal tem hoje um déficit de funcionários maior. De acordo com levantamento da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), existem 187.645 vagas à espera de provimento. "A ministra (Miriam Belchior, do Planejamento) não pretende preencher nem 1/3 das vagas abertas. Ainda assim o candidato deve continuar estudando, pois as perspectivas são excelentes para 2013", avalia a diretora-executiva da Anpac, Maria Thereza Sombra.

Já inscrita para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho - 10ª Região, em Brasília, a bióloga Renata Liro está empolgada com as perspectivas para 2013. Com foco em tribunais ela está à espera do lançamento do concurso do TRT-5ª Região (Bahia), esperado para 2013. "Você não pode esperar sair o edital para começar a sua preparação. Tem que meter a cara nos livros e estudar cedo. Se esforçar muito", aconselha Renata, que há um ano se prepara.

Viajando para diferentes estados a fim de prestar concursos públicos, ela indica a prática para ampliar as chances de aprovação em 2013. "É importante conhecer a cultura dos concursos em outros estados. Ver como está a preparação por lá". (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário