quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PF PRENDE 19 POR COMÉRCIO ILEGAL DE PEDRAS PRECIOSAS

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 5, a Operação Beryllos, que busca repreender o comércio irregular de pedras preciosas e semi-preciosas nos municípios baianos de Campo Formoso, Senhor do Bonfim e na cidade do Rio de Janeiro. Até as 7h30, a polícia já havia prendido 19 envolvidos, 12 no município de Campo Formoso e sete no Rio de Janeiro. Mais de 180 agentes estão participando da operação, que apreendeu carros de luxo, pedras preciosas, mídias e documentos que comprovam o ato criminoso.

A quadrilha atuava na extração e exportação de pedras preciosas e semi-preciosas, como citrino, ametista e esmeralda, para países do continente asiático. As pedras eram transportadas para as empresas exportadoras no Rio de Janeiro por meio de documentos fiscais emitidos irregularmente pela inspetoria da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, em Senhor do Bonfim.

Outra irregularidade encontrada nas investigações foi a ausência de indicação da origem da lavra do minério nos documentos fiscais que lastreavam o transporte para o Rio de Janeiro. As pedras eram irregularmente exportadas sem que fossem declarados os valores reais da transação. A Polícia Federal informa que os tributos sonegados podem chegar a milhões de reais e a Receita Federal está dando apoio à operação. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário