quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MERCADO MODELO COMPLETA 100 ANOS

O Mercado Modelo de Camafeu de Oxóssi, Jorge Amado e Carybé completa 100 anos nesta quinta, dia 02. Às 9h está programada uma missa na Igreja da Conceição da Praia seguida de uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o mercado. Depois será a vez do abraço simbólico no aniversariante, com direito a bolo e distribuição de 400 camisas comemorativas.

Inaugurado em 1912, o Mercado Modelo ficava inicialmente entre a Casa da Alfândega (prédio atual), e a Escola de Aprendizes de Marinheiro. O local foi destruído por um incêndio em 1969. Em 1971, houve a mudança definitiva para a Casa da Alfândega

Ponto turístico - Parada obrigatória de visitantes que vêm à Salvador, o Mercado Modelo foi o principal entreposto de abastecimento da cidade no século XX. Hoje, na alta estação, desembarcam na capital baiana cerca de 800 mil turistas, conforme dados da Secretaria Municipal do Turismo (Saltur).

O tradicional centro de artesanato típico da Bahia é considerado um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Mesmo depois de ter enfrentado cinco grandes incêndios ao longo de sua história (1917, 1922, 1943, 1969 e 1984), o espaço reúne o que há de mais expressivo nas tradições locais, desde trabalhos de arte, até comidas típicas baianas distribuídos em 263 lojas.

“As comemorações devem ampliar o movimento ”, prevê o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm) Nelson Tupiniquim. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário