quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A PARTIR DESTA QUINTA, OPOSTO DE PONTÍFICE ESTÁ OFICIALMENTE DESOCUPADO

O primeiro passo para a escolha do novo papa da Igreja Católica está dado. Oficialmente, a partir de hoje, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, não é mais o chefe supremo da Igreja Católica e passa a ser chamado de papa emérito. Com sua saída, Bento XVI deixa vazio o posto mais alto da Igreja durante os próximos dias, até que a tradicional frase “habemus papam” (temos papa, em latim) seja pronunciada, logo após a eleição de um novo pontífice.

Dessa vez, contudo, a cerimônia de escolha do novo papa, o conclave, será provavelmente realizada mais cedo. Isso porque Bento XVI publicou um decreto esta semana cancelando a necessidade de esperar 15 dias para a eleição. Ratzinger conduziu a Igreja Católica de abril de 2005 até as 20h de hoje, quando entra em vigor a renúncia.

Crises Oficialmente, o Vaticano divulgou que a renúncia do papa, anunciada na primeira quinzena de fevereiro, teve como razão a idade avançada do pontífice, já sem a força mental e física necessária para exercer o cargo. A imprensa internacional, porém, noticiou que as razões para a desistência do papado, a primeira em 600 anos, remetem à crise que vive a Igreja.

O pontificado de Bento XVI foi marcado por vários escândalos como o VatiLeaks, casos de abuso sexual cometidos por clérigos e as denúncias de que o papa decidiu renunciar por saber de casos de corrupção e prostituição no Vaticano.

Por isso, especialistas esperam que o novo pontífice seja um homem de fibra, com forte capacidade de governar. “O novo papa deverá ter a força exigida pelo ofício, algo que Ratzinger não tinha mais”, opinou o professor de Direito Canônico da Universidade Católica de Brasilia (UCB) Paulo Bosco. “A pressão sobre um papa é muito grande; ele deve ter capacidade de governar”.

Além de contornar as crises, o novo papa terá o desafio de adaptar a Igreja à modernidade. “A ampliação do diálogo com outras religiões seria uma abertura importante para modernizar a Igreja. Outro tema relevante é a discussão sobre a utilização de novas tecnologias na comunicação da Igreja”, enumera Bosco.

Conclave No conclave que escolherá o próximo papa estarão representados todos os continentes: Europa, com 60 cardeais, América Latina (19), América do Norte (14), África (11), Ásia (11) e Oceania (1). Os países que têm mais cardeais eleitores são a Itália, com 28, os Estados Unidos, com 11, a Alemanha, com seis, além de Brasil, Espanha e Índia, com cinco cada um. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário