domingo, 24 de fevereiro de 2013

PAPA DÁ BÊNÇÃO FINAL PARA MILHARES DE FIÉIS NA PRAÇA DE SÃO PEDRO

O Papa Bento XVI deu a bênção final de seu pontificado neste domingo (24) da janela de seu apartamento para os aplausos de dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano. O papa disse que, apesar de ele estar renunciado de seu papado, o primeiro papa em 600 anos a fazer isso, ele não “está abandonando a Igreja”.

Ele afirmou que, ao invés disso, ele servirá à Igreja com a mesma dedicação que teve até agora, mas fará isso de uma maneira “mais adequada à minha idade e minha força”.

Bento XVI, de 85 anos, passará seus últimos anos rezando, meditando e em reclusão em um monastério na Cidade do Vaticano, na Itália. O papa fará mais uma aparição publica na próxima quarta-feira (27) na Praça de São Pedro.

Falsas notícias - O Vaticano rejeitou neste sábado (22) as declarações da imprensa italiana de que a renúncia do papa Bento XVI está ligada à descoberta de um "lobby gay" na Igreja Católica. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o Vaticano qualificou as notícias como uma tentativa de influenciar os cardeais a escolha do novo Pontífice.

"É deplorável que a medida que nos aproximamos do início do conclave haja uma ampla propagação de notícias não apuradas, inverificáveis e completamente falsas, que causam dano sério a pessoas e instituições", afirmou a Secretaria do Estado do Vaticano.

A denúncia foi feita pelo jornal italiano La Repubblica, que publicou a informação de que Bento XVI decidiu renunciar após receber um informe ultrassecreto elaborado por três cardeais sobre uma trama de corrupção, sexo e tráfico de influências na Santa Sé. O texto de 300 páginas, que se refere a um “lobby gay” dentro do Vaticano, foi entregue em dezembro ao pontífice, segundo o jornal que não esclarece como teve acesso ao documento.

A declaração oficial foi feita após o pronunciamento do papa Bento XVI, em que ele agradeceu colaboradores por acompanhá-lo ao longo dos oito anos do papado e afirmou que "o maligno quer permanentemente sujar a criação para contradizer Deus e tornar irreconhecível sua verdade e sua beleza". (As informações do Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário