A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve alta em janeiro, atingindo 17,3%, contra os 16,6% verificados em dezembro de 2012. Em janeiro do ano passado, o desemprego na RMS estava em 15%, 2,3 pontos percentuais abaixo da taxa atual. No conjunto das sete regiões metropolitanas onde a Fundação Seade e o Dieese realizam a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), a taxa cresceu em janeiro em relação a dezembro e variou de 9,8% para 10,0%.
A PED é realizada nas regiões metropolitanas do Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. De acordo com a Seade e o Dieese, o nível de ocupação elevou-se em Porto Alegre (0,8%), teve pequena variação negativa em Fortaleza (-0,3%) e São Paulo (0,3%), ficou estável em Belo Horizonte e caiu no Distrito Federal (-1,5%) e Recife (-1,3%).
A renda média real dos assalariados no país caiu 0,5% entre dezembro e janeiro, para R$ 1.608,00. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a maior do país, a taxa de desemprego ficou estável em 10,0% na passagem de dezembro para janeiro.
Total de desempregados na RMSP em janeiro foi estimado em 1,119 milhão de pessoas, três mil a menos que em dezembro. O nível de ocupação variou -0,3% em janeiro. O resultado do mês passado se deve, em parte, à retração nos serviços (queda de 1,7% ou 96 mil postos de trabalho a menos). (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário