A cozinha do Restaurante Universitário (RU) do campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi interditada nesta quinta (31) pela Vigilância Sanitária. A interdição ocorreu após denúncia de que cerca de 80 estudantes tiveram infecção alimentar — com diarréia, vômito e dor abdominal, depois de fazer refeições no local segunda-feira.
Entre as irregularidades encontradas pela Vigilância Sanitária estão problemas estruturais, câmaras de refrigeração sem funcionar, presença de baratas e acondicionamento irregular de alimentos. “A comida servida deve ser mantida a uma temperatura de 70°C para evitar contaminação e proliferação de bactérias”, explica Karina Queiroz, coordenadora da Vigilância Sanitária.
Cerca de 300 quilos de alimentos foram apreendidos para análise no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen). Mesmo com a cozinha interditada, o restaurante continuará atendendo os estudantes.
“A área de distribuição e refeitório vai funcionar, com refeição transportada”, afirma Iracema Veloso, pró-reitora de Planejamento e Orçamento da Ufba. De acordo com ela, a Chalé Refeições, responsável legal do estabelecimento, atua desde o dia 12, substituindo emergencialmente a Dall Alimentação e Serviços.
“Como era emergencial, eles estavam usando a nossa área de produção, mas já estava acertado que sexta (hoje) eles iriam fornecer refeições transportadas”, disse a pró-reitora. Hoje também terá início as obras de reforma da área de produção, que segundo Iracema, já estavam contratadas. Uma outra empresa já foi contratada para produzir refeições no local, mas só deve assumir ao fim da reforma do restaurante. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário