sábado, 2 de fevereiro de 2013

COMÉCIO E SERVIÇO SÃO ÁREAS MAIS PROMISSORAS PARA NEGÓCIOS

O comércio e o serviço foram responsáveis pelas maiores formalizações de empreendedores individuais (EIs), com lucro de até R$ 60 mil/ano, nos últimos dois anos na Bahia, e por quase 80% das mais de 30 mil micro e pequenas empresas constituídas em 2012 no Estado. Apesar de concentrarem a maior parte das formalizações, esses setores não estão saturados. Pelo contrário. Existem diversas oportunidades de negócios nessas áreas, diretamente ligadas a uma série de modificações pelas quais a sociedade vem passando, como as sociais e econômicas. E quem pretende tornar-se um empreendedor deve estar antenado a essas mudanças, aconselha a gestora de atendimento do Sebrae-Bahia, Mariana Cruz.

Um exemplo são as possibilidades surgidas e que ainda surgirão para acompanhar as demandas oriundas do aumento da expectativa de vida e, consequentemente, do envelhecimento populacional. Serviços de adaptação residencial, turismo e academia para idosos são considerados viáveis. Outras oportunidades estão ligadas à saúde, com perspectivas nas áreas de fisioterapia e academias; ao crescimento do acesso à internet; consumo consciente e aumento de pessoas morando sozinhas, segundo o Sebrae.

Além desses, o turismo, beneficiado pela Copa, é encarado como promissor. A expectativa é que a mídia espontânea do destino Brasil perdure além de 2014, o que deve aquecer o setor e estimular o aparecimento de apostas nessa área, segundo o consultor do Sebrae Michelangelo dos Santos. Mas, antes de optar por um desses caminhos, é preciso estar atento a outros fatores, como "vocação do empreendedor, conhecimento técnico e de gestão, planejamento, recursos financeiros, localização e o público-alvo", alerta Cruz. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário