quarta-feira, 24 de abril de 2013

PREFEITURA CONVOCA BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA PARA REALIZAR ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE DURANTE MÊS DE MAIO

A Prefeitura Municipal do Salvador convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família para a realização do acompanhamento da saúde, ação promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A campanha – que será desenvolvida durante todo o mês de maio - engloba famílias com crianças de 0 a 7 anos e mulheres com idade entre 14 a 44 anos. Este público deve ser acompanhado por uma equipe de saúde da família, no Posto de Saúde (PS) mais próximo de sua residência, de segunda a sexta-feira das 8 às 17h.

A campanha, que acontece semestralmente, tem como objetivo atender 144.851 mil famílias para fazer o acompanhamento da saúde, uma das condicionalidades impostas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para o repasse do auxílio. Portanto, quem não comparecer nas campanhas, por um período superior a um ano, perde o direito ao benefício. A meta do MDS é reforçar os direitos de acesso à política universal de saúde visando a melhoria das condições de vida dos beneficiários.

As famílias assistidas precisam cumprir as ações de melhoria à saúde, que são: pré-natal para as gestantes, retorno para a consulta após o parto, orientação alimentar, monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças e vacinação infantil. Na ocasião é necessária a apresentação dos seguintes documentos: cartão do beneficiário do Bolsa Família, caderneta de saúde da criança (para menores de 7 anos) e cartão de gestante (apenas para mulheres grávidas).

Segundo Maurício Trindade, gestor da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, é essencial que as famílias realizem esse acompanhamento e compareçam aos postos de saúde, pois somente assim garantem a permanência no programa. “ Por conta da baixa procura das famílias para a realização do acompanhamento da saúde, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) estamos com índices bem abaixo daqueles determinados pelo MDS para Salvador. O cumprimento da meta é importante tanto para nós, gestores do programa, mas, especialmente, para as famílias que recebem o benefício”, pontua

É possível obter informações por telefone sobre o local de atendimento mais próximo da residência através da Central de Atendimento da Prefeitura, no número 156.

Por: Sergio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário