sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROCURADORIA DA ASSEMBLEIA CONSIDERA LEGAL A DESATIVAÇÃO DE 50 COMARCAS DO INTERIOR

A Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa da Bahia considerou "legítima" a decisão do Tribunal de Justiça em desativar 50 comarcas no interior do estado. A medida foi alvo de protestos por prefeitos e vereadores do interior da Bahia e de servidores do Judiciário, que se dizem prejudicados "economicamente, socialmente e moralmente".

De acordo com parecer do procurador-geral Graciliano Bonfim, o ato é "reversível" e mantém inativas comarcas "sem as mínimas condições de funcionamento" até que ocorram condições de operacionalização delas. O documento também cita o artigo 96 da Constituição, que diz que "compete privativamente" aos tribunais "dispor sobre a competência e o funcionamento dos órgãos jurisdicionais e administrativos".

Não haveria, para ele, prerrogativa que justificasse intervenção dos parlamentares na medida. "Não se deve confundir desativação ou agrupamento de comarcas com extinção (...) até porque a comarca que hoje está sendo desativada, a qualquer tempo poderá reunir as condições estruturais para o restabelecimento do seu funcionamento sem necessidade de encaminhamento de projeto de lei ao Legislativo", explica o texto. (BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário