Os resultados da segunda fase de testes de colisão realizada pela Latin NCAP em veículos vendidos na América Latina só serão divulgados nesta quinta (24), mas a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) antecipou alguns pontos.
De acordo com a Proteste, os testes tiveram conclusões "preocupantes". Um dos principais problemas é que são comercializados na América Latina "carros populares com segurança mínima, equivalente à dos europeus dos anos 90". O boletim da instituição de defesa do consumidor ressalta o fato do airbag ser considerado um item opcional de luxo no mercado latino-americano, e não, item obrigatório de segurança.
Foram analisados o Chevrolet Celta, Chevrolet Corsa, Fiat Novo Uno, Ford Ka, Nissan Tiida (em duas versões: com um e dois airbags), Chevrolet Cruze, Ford Focus e Nissan March.
Vídeos do "crash tests" do Ford Ka e Nissan March, que "vazaram" na internet, mostram que esses veículos não tiveram bom desempenho na avaliação do Latin NCAP. Sem aibarg, o Ford Ka obteve uma estrela das cinco possíveis no item que leva em consideração os passageiros adultos e três para transportar crianças. Já o Nissan March, equipado com airbag, ganhou duas estrelas para transporte de adultos e uma para criança.
A análise realizada em 2010 já tinha apresentado resultados ruins, de acordo com a Proteste. Na ocasião, nove veículos foram avaliados e nenhum obteve a pontuação máxima, sendo que um dos automóveis não conquistou nenhuma estrela (não é vendido no Brasil) e três ganharam apenas um ponto na análise para passageiros adultos. (As informações do A Tarde)
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