sábado, 20 de abril de 2013

PREFEITURA LANÇA A CAMPANHA "DÊ FUTURO, NÃO DÊ ESMOLA"

A Prefeitura Municipal do Salvador através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai lançar nesta segunda-feira (22), às 9h, numa coletiva à imprensaa, a campanha “Dê futuro, não dê esmola”, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba.

A ação, inspirada em projeto similar do pároco da Pituba, Frei Rogério Soares, tem como objetivo incentivar a população a não dar esmola diretamente aos moradores em situação de rua de Salvador, mas sim contribir com as ações desernvolvidas pela Secretaria de Promoção Social que visam tirar esse indivíduos das ruas, e proporcionar a eles oportunidade de reinserção social e familiar.

Para Frei Rogério, parceiro da SEMPS nessa ação e idealizador do Projeto Amigos da Praça, que há dois anos retira das ruas pessoas que moravam na Praça Nossa Senhora da Luz, dando-lhes novas condições de vida, essa empreitada é delicada na sua realização, mas extremamente eficaz.

“Nós criamos um piloto que pudesse ser adotado por outras igrejas ou instituições e o secretário Mauricio Trindade comprou a idéia. Hoje, na Paróquia, temos cerca de sete famílias no aluguel social e 23 acolhidos na República em São Caetano. Outros já receberam suas casas do Minha Casa Minha Vida. Fazemos a distribuição de cestas básicas e o acompanhamos essas famílias, que hoje estão trabalhando e ajudam outras famílias”, explica.

De acordo com Mauricio Trindade, a idéia é transformar a campanha " Dê futuro, não dê esmola" num projeto da Prefeitura para toda a cidade. "Dar esmolas é um ato de caridade mas prejudicial, pois acomoda as pessoas e as mantém um ciclo vicioso de permanência nas ruas. Por isso, conclamo a sociedade para que colabore com a campanha, já encampada por Igrejas de todos os matizes. Só assim obteremos os resultados almejados e nossa luta para ressocializar os moradores de rua ( estimados em 3.500, na capital) renderá bons frutos. Já falei sobre nossa iniciativa com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e já garantimos, também, o apoio das igrejas evangélicas"

No município, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) é o local onde a Prefeitura assegura atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades. Na instituição os moradores de rua podem, ainda, resolver questões como a inscrição para recebimento de benefícios e regularização de documentação. Além de ser um espaço de escuta possibilita a participação em oficinas para a inclusão produtiva e capacitação profissional.

O centro funciona na Rua J.J. Seabra, s/n, Baixa dos Sapateiros, ao lado do Mercado São Miguel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por: Sérgio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário