quinta-feira, 21 de novembro de 2013

IDOSOS CULTIVAM HORTA ORGÂNICA NO ABRIGO D. PEDRO II

Diariamente, 20 idosos residentes do Abrigo D. Pedro II ocupam boa parte de seu tempo plantando mudas, manejando e regando diversos tipos de hortaliças como cebolinha, manjericão, alface e hortelã, na recém- implantada Horta Vertical da instituição. Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). O objetivo, segundo o secretário Mauricio Trindade, gestor da Semps é promover a inclusão social dos idosos e proporcionar a eles atividades relaxantes e conhecimentos nas áreas de educação alimentar e ambiental.

Tudo começou no Dia Mundial da Alimentação, em outubro, quando o agrônomo da EBDA, Antônio Carneiro, e o Professor e Coordenador do projeto Horta Educativa Irmã Dulce, Jorge Nascimento, ministraram palestras sobre horta educativa como forma de inclusão e sobre os processos de reciclagem de material. Em seguida, os idosos aprenderam a confeccionar estruturas para horta utilizando materiais reciclados como garrafas pet e iniciaram o plantio das hortaliças.

Entusiasmados com a nova atividade e com os resultados já obtidos, os idosos são assíduos no “ trabalho”. Um deles é Clóvis de Almeida, 64 anos, que mora no abrigo há dois anos e meio: “ todos os dias venho regar as plantinhas, é uma forma de distração”. Já Margarida Marques, 92 anos, residente há 40 anos no D. Pedro II voltou no tempo: “ eu sempre plantava algumas hortaliças, agora posso fazer tudo isso na horta do Abrigo. Além disso, estou conhecendo um novo estilo de horta ( suspensa), é admirável. Participo de todas as atividades do Abrigo e cuidar das plantinhas me agrada muito”.

A próxima etapa, segundo o secretário Mauricio Trindade é a implantação de uma horta convencional, no solo, onde serão plantados produtos orgânicos como tomate, jiló e pimentão. Além disso, deverá ser instalado um sistema de irrigação para facilitar a atividade dos idosos.

Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário