sábado, 30 de novembro de 2013

PREFEITURA INICIA ORDENAMENTO DA ORLA DE SALVADOR

O trabalho de ordenamento dos 65 quilômetros de faixa de areia da orla de Salvador, entre São Tomé de Paripe e Ipitanga começa neste domingo, 1º. De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), secretária Rosemma Maluf, todos os equipamentos irregulares deverão ser retirados das praias até às 19h. Os equipamentos que não forem retirados serão apreendidos pelos fiscais da Semop. Na segunda-feira, 2, começam as medições e preparativos para instalação das 200 tendas autorizadas para funcionamento pela Prefeitura.

Alimentos não poderão ser manipulados na areia, como determinou a Justiça Federal. Mas é possível utilizar o delivery. Também não poderão ser usados na areia botijões de gás nem fogareiros. Os resíduos produzidos pela tendas são de responsabilidade de seus autorizados, que devem recolher o material para coleta da Limpurb. Ainda na área da sustentabilidade, não será permitido som mecânico nas praias, devido aos riscos de poluição sonora.

Os novos credenciados podem iniciar os trabalhos no dia 7 de dezembro, exercendo atividades com mesas e cadeiras. Eles têm durante todo o mês de dezembro para atender às exigências relativas à padronização dos equipamentos, disponibilizando, por exemplo, ombrelones brancos ou azuis. Vale lembrar que essas regras não se aplicam aos ambulantes volantes, como os vendedores de água de coco, picolé ou bronzeador, que poderão continuar trabalhando normalmente.

A ação integra a Operação Verão e envolve serviços como limpeza urbana, combate à poluição sonora e estacionamento irregular, retirada de construções e equipamentos irregulares da orla da cidade, através da atuação articulada entre as secretarias municipais da Ordem Pública (Semop), da Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Urbanismo e Transporte (Semut), Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e da Vigilância Sanitária e Transalvador.

A secretária Rosemma Maluf conta que foi destacado um grupo exclusivo de agentes de fiscalização e da Guarda Municipal para atuarem nas praias, combatendo os abusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário