terça-feira, 26 de novembro de 2013

SENAI INAUGURA LABORATÓRIO MAIS MODERNO DO NORTE/NORDESTE

Alunos do Senai, da Unifacs e empresas dos setores automotivo e de petróleo. Todos poderão fazer pesquisas no primeiro laboratório de alta performance para ensaio de motores e combustíveis do Norte/Nordeste, inaugurado ontem na sede do Senai/Cimatec, em Piatã. “Esse laboratório tem capacidade tanto de fazer testes em motores de combustão, para a indústria automobilística, como vai testar também combustíveis”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José Mascarenhas.

Um dos autores do projeto de concepção, o professor Miguel Andrade, conta que, lá dentro, será possível desenvolver motores e combustíveis de menor consumo, menor emissão de CO² e vida útil mais longa, sem precisar testar nas ruas, o que é proibido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). “Para propor novas misturas para combustíveis, precisa pedir autorização para a ANP. Esses equipamentos simulam o motor do carro na via urbana”.

O professor também explica que, por localizar-se ao nível do mar, o laboratório já nasce com um diferencial competitivo: “Existem outros laboratórios de ensaios de motores no Brasil, mas ficam em altitudes elevadas e, por isso, precisam de fatores de correção para ajustar seus resultados. O da Bahia está situado ao nível do mar, tornando desnecessário o uso de fatores de correção nos valores finais medidos, garantindo dados mais precisos e confiáveis”.

Andrade é professor do Senai e da Unifacs, que é parceira do projeto. Alunos dos últimos semestres das duas instituições terão acesso ao laboratório. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário