quarta-feira, 27 de novembro de 2013

EMOCIONADO, DEPUTADO ALAN SANCHES ENTREGA COMENDA DOIS DE JULHO AO MÉDICO ALEX GUEDES

Em uma cerimônia cercada de emoção, ao som do coral do Hospital das Clínicas, regido pelo maestro Paulo Fontes, o médico especializado em tumores ósseos Alex Guedes, foi homenageado na manhã desta terça-feira (26), com a Comenda Dois de Julho, umas das maiores conderações da Assembleia Legislativa da Bahia, dedicada a cidadãos baianos que prestam serviços relevantes ao Estado da Bahia. Autor da iniciativa, o deputado e também ortopedista Alan Sanches (PSD), não escondeu a satisfação ao entregar a honraria para o colega, que detém o título de precursor dos estudos em cancerologia ortopédica na Bahia.

“Para mim, sem dúvida, é uma honra muito grande. Conheço Alex (Guedes) de longa cominhada, do tempo em que éramos estudantes e ele sempre desenvolvendo a medicina com tamanha gana, em prol de avanços para o nosso setor, para o nosso estado, para o nosso povo. E posso dizer que este profissional traz um marco para a nossa Bahia e que existe aqui um tratamento de tumor osséo antes e depois do Dr. Alex Guedes. Antes as cirurgias eram mutilantes e a sobrevida do paciente muito menor ”, destacou, complementando que a prova disso é que ele, além de todo trabalho desenvolvido, lidera um movimento chamado "Salvando Vidas, Preservando Membros", que agrega pacientes que sofrem de câncer ósseo e ainda estão em tratamento. Alguns deles estão sendo acompanhados pelo médico há mais de dez anos.

O especialista em tumores osséos, por sua vez, não poupou elogios ao deputado Alan Sanches. “Estou falando de alguém comprometido de fato e direito com o povo. Assim é e sempre foi o deputado Alan Sanches. Perdemos o nosso querido Alan para a política, mas essa se engradeceu pelo trabalho dedicado, em especial aos mais carentes, bem como à causa médica e, consequentemente, da oncologia ortopédica”, fez questão de frisar.
Ele no entanto, não deixou de lembrar que quando ingressou na causa era odiado pelos colegas ortopedistas.

“Tudo estava contra o desenvolvimento do nosso trabalho, mas hoje posso dizer que vencemos”, destacou. Com 20 anos de formado, Alex Guedes comanda uma equipe que realiza, em média, 60 cirurgias por mês e 150 atendimentos semanais. Ao final, ao gradecer a todos os amigos, familiares e autoridades presentes, não conteve as lágrimas ao lembrar do pai, já falecido, o coronel Rui Barbosa Guedes.

Alex Guedes foi graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em 1993. Mestre e doutor pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, centro de referência nacional em estudos sobre o câncer ósseo, o especialista retornou à Bahia, há 13 anos, e escolheu permanecer aqui ao constatar a carência nas áreas de pesquisa e no tratamento desse tipo de câncer no estado.

Coordenador do Serviço de Cirurgia do Tecido Ósseo e Conectivo do Hospital Aristides Maltez e do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Santa Izabel, é professor coordenador da disciplina de Cirurgia do Aparelho Locomotor, supervisor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos.

“Minha meta é contribuir para o aumento de informações sobre os tumores ósseos entre a comunidade médica, para facilitar o diagnóstico e aumentar as chances de recuperação dos pacientes”, concluiu. O próximo desafio é iniciar uma pesquisa para identificar o tempo gasto de cada paciente para ter acesso aos serviços de Oncologia Ortopédica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário