sábado, 30 de novembro de 2013

LIXO RECICLÁVEL DÁ DESCONTO NA CONTA DE LUZ

A dona de casa Maria do Carmo Bispo marca o tempo do caminhão do Vale Luz, da Coelba, voltar ao bairro do Costa Azul. A cada dia, os dois caminhões recolhem resíduos de materiais recicláveis dos moradores de 24 bairros de Salvador contemplados pelo programa. Em troca de papelão, metais, plásticos, o Vale Luz dá desconto direto nas contas de luz.

Quando passa um dia além do esperado, dona Carminha, como é conhecida, liga para a Coelba para saber quando o Vale Luz vai chegar. “Eu não vivo mais sem esse caminhão. Se não vem no dia que eu imaginei que viria, eu ligo mesmo, para saber o dia certo. Já nem lembro de quando paguei uma conta de luz”, gaba-se.

Enquanto o caminhão visita outros bairros, ela vai juntando cada latinha, embalagem plástica e garrafa PET que vê, em sua casa e também na dos vizinhos. “O pessoal daqui participa bastante. Mas o que vou encontrando vou juntando para trocar tudo em energia”, diz.

Dona Carminha é apenas um entre os mais de 2 mil clientes que já participaram do Vale Luz desde que o programa foi criado, em 2008. Nos últimos cinco anos, já foram recolhidas mais de 320 toneladas de resíduos. Mais de R$ 20 mil já foram dados em descontos só este ano.

Quando chega nos bairros, o caminhão logo é rodeado pela população com sacolas recheadas de materiais. É preciso que os moradores comprovem que têm casas naquele bairro através da conta de energia, garantindo que o benefício fique para quem mora naquela comunidade. Em seguida, é feito um cadastro para identificar a conta que receberá o benefício. O resíduo entregue é pesado e transformado em crédito na conta de energia. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário