O secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia, anunciou nesta terça-feira (21) a realização de mais uma audiência pública para discutir o edital de licitação do transporte público, no próximo dia 4 de fevereiro. O titular da pasta esteve reunido nesta segunda (20), com representantes do Ministério Público da Bahia, que solicitou o adiamento do edital, inicialmente previsto para o último sábado (18).
“Nós praticamente ajustamos todos os pontos, mas ontem decidimos fazer uma nova audiência pública, para que ninguém venha dizer que não foram feitas. O governo anterior fez duas, nós fizemos uma. E para assegurar que houve amplo debate, faremos uma quarta audiência”, disse o secretário. De acordo com Aleluia, o edital de licitação será lançado 15 dias após a última discussão pública sobre o tema. O documento poderá sofrer reajustes após o encontro, afirmou o secretário. Aleluia comentou também sobre as queixas de parte da população sobre o fim de 16 linhas de ônibus soteropolitanas.
“Estamos conversando [com as pessoas] e vamos continuar. Isso é apenas o começo de uma mudança. O sistema de Salvador tem linhas de ponto a ponto. Por exemplo, tinha um ônibus Pau Miúdo-Pituba, que demorava uma, duas horas para chegar ao Pau Miúdo. Isso não é linha. É uma forma de iludir as pessoas”, declarou. O modelo de integração com o Bilhete Único foi defendido pelo secretário como alternativa. Segundo dados apresentados por Aleluia, 1,2 milhão de pessoas fizeram integração (pegaram mais de um ônibus para chegar ao destino) em julho e 2,5 milhões em dezembro. “Em janeiro, este número passará de 3 milhões. As pessoas estão entendendo que encurtam o tempo se usarem dois ônibus. A imensa maioria reduziu e muito o tempo de espera e de viagem”, afirmou. (As informações do BN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário