sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SEMPS RETIROU 850 PESSOAS DAS RUAS DE SALVADOR EM 2013

Os registros da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) indicam que as equipes de abordagem da própria Secretaria realizaram 2.086 ações de abordagem aos moradores em situação de rua em 2013. As ações, realizadas em 12 áreas da cidade em situação critica, resultaram no abrigamento, reintegração familiar e reenvio para as cidades de origem de 850 pessoas, de um total estimado de 3.600 moradores de rua de Salvador.

“Centralizamos nossa atuação nas áreas da Barra, Rio Vermelho, Campo Grande, Dique do Tororó, Centro Histórico e Cidade Baixa. As ações foram realizadas em as praças, espaços públicos, terminais de ônibus, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, com o objetivo de sensibilizar a população em situação de rua a deixar a aproveitar as oportunidades que oferecemos de viver com dignidade, seja retornando para casa de familiares, seja aproveitando as opções de abrigamento oferecidas pelo município’, destaca o Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS.

O Secretário reconhece que ainda há muito por fazer, pois, além das 2.750 pessoas cadastradas que passam o dia nas ruas e dormem nas calçadas e debaixo das marquises dos prédios, o contingente aumenta a cada dia com a chegada de famílias do interior do estado que vem a Salvador em busca de emprego e moradia e, não encontrando, passam a viver nas ruas.

Objetivando abrigar um número ainda maior de moradores em situação de rua, oferecendo tratamento adequado aos viciados em droga e álcool, a SEMPS firmou parceria com várias entidades sócio-assistenciais, entre elas o Projeto Missões Batista Cristolândia, bem sucedida iniciativa da Igreja Batista do Brasil, que visa recuperar dependentes químicos através de atividades terapêuticas.

Nas próximas semanas, a SEMPS deverá inaugurar mais dois locais de acolhimento. São os Centros de Reintegração Social, localizados nos bairros de Pau da Lima e Itapoan. De acordo com Mauricio Trindade, aqueles que aceitam receber os serviços disponibilizados pela Prefeitura, e são muitos, felizmente, são atendidos por assistentes sociais e psicólogos e encaminhados para as casas de acolhimento e atendimentos médicos necessários.

“Também oferecemos auxilio aluguel, incluímos essas pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) para que possam, receber outros benefícios sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxa para Concurso Público, Carteira do Idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e participação gratuita em cursos de formação profissional através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)”, acentua.


Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário