segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

RECORDISTA NACIONAL EM MATRICULAS DO PRONATEC SALVADOR INICIA ANO LETIVO DE 2014

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza Salvador foi município que mais inscreveu alunos, beneficiários do Bolsa Família, seus dependentes e demais inscritos no Cadúnico, em cursos gratuitos de qualificação profissional promovidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2013. Ao todo, foram matriculados 13.514 estudantes pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), responsável pela execução do programa, em Salvador. No ranking de inscrições seguem Salvador as cidades de Maceió , com 12.489 matrículas realizadas em 2013, Porto Velho (11.517), São Luis (10.590) e Porto Alegre (9.505).

Para comemorar o feito e dar inicio ao ano letivo de 2014, a SEMPS promove evento nesta terça feira pela manhã, a partir das 9 horas, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, será ministrada a aula inaugural de 2014 e entregues placas comemorativas aos ofertantes dos cursos em Salvador - SENAC, SENAI E IFBA.

Segundo o secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, em 2013 foram disponibilizadas vagas para 117 diferentes cursos de capacitação. Os cursos mais demandados pela população foram operador de computador, Recepcionista em serviços de saúde, Camareira em meios de hospedagem, Eletricista instalador predial de baixa tensão, Operador de editoração eletrônica, Recepcionista, Costureiro industrial de vestuário, Cuidador de idosos e Auxiliar de cozinha. 70 % dos 13.514 inscritos são mulheres, a maioria com idade entre 18 e 29 anos e que já concluíram o ensino médio.

A sub – secretária Tatiane Matos informa que para este ano já estão garantidas para Salvador 9 mil vagas. As pré- matriculas podem ser realizadas nas unidades do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM).

As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Federal da Bahia (IFBA), nos turnos matutino, vespertino e noturno.

SERVIÇO:

Assunto: Abertura do ano letivo dos cursos profissionalizantes do

Local: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, situado na Praça Thomé de Souza

Data: 28/01/2014

Horário: A partir da 9 horas
Fontes de informação:

Secretário Maurício Trindade e sub – secretária Tatiane Matos, gestores da SEMPS.

Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário