terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PRONATEC TERÁ 15 MIL VAGAS E CURSOS PARA DEFICIENTES FÍSICOS E POVOS DE COMUNIDADES TRADICIONAIS

Em 2014, pelo menos 15 mil jovens beneficiários do Bolsa Família, ou dependentes poderão conquistar uma vaga gratuita para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Salvador. Além disso, haverá cursos específicos para deficientes físicos e para pessoas dos povos e comunidades tradicionais. As novidades foram anunciadas durante a solenidade realizada na manhã desta terça-feira (28), no Espaço Cultural da Câmara que marcou o início das atividades dos cursos do Pronatec em 2014.

O Secretário Mauricio Trindade, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), responsável pela administração do programa na capital baiana, destacou o trabalho realizado em 2013, em parceria com o governo do estado e com outros órgãos da Prefeitura, “ o que levou Salvador a se destacar como o município que mais realizou inscrições para cursos do Pronatec no país e a alcançar outros recordes nacionais na prestação dos serviços de assistência social, a exemplo do Bolsa Família que passou a garantir o benefício a 200 mil famílias”.

O Secretário destacou, ainda, ainda a criação de serviços como Vestibular Social, que com processo seletivo simplificado, confere acesso a curso superior, em 10 diferentes instituições de ensino da cidade, e financiamento de até 100% curso pelo FIES - Fundo de Financiamento Estudantil, e a oferta de Microcrédito, através do Banco do Nordeste, Desenbahia, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, objetivando que as pessoas se tornem donas do próprio negócio. “ Estas ações da SEMPS são portas de ascensão social importantes para que as famílias saiam da condição de pobreza e possam se desenvolver social e economicamente.”, afirma.

Por sua vez, a Subsecretaria da SEMPS, Tatiane Matos, anunciou que em cumprimento a Decreto Municipal, a SEMPS terá cursos de capacitação para pessoas com deficiência e cursos, exclusivamente destinados às comunidades Tradicionais: “ teremos, por exemplo, cursos de elaboração das ferramentas e vestimentas para pessoas destas comunidades. Os portadores de deficiência, por sua vez, terão oportunidade de integrar o quadro de funcionários da Prefeitura a partir dos cursos de capacitação”.

As aulas serão ministradas pelos parceiros executores do Pronatec em Salvador, que são o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA). Durante o evento, representantes das instituições parceiras da SEMPS receberam placas de agradecimento pela vitoriosa parceria realizada ao longo de 2013.

Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário