terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MOTORISTA É PRESO APÓS ACIDENTE COM 13 MORTES NA BAHIA

O motorista da carreta que transportava o trator envolvido no acidente que deixou, ao menos, 13 mortos na BR-110, trecho no município de Inhambupe (distante a 167 km de Salvador), foi preso na tarde desta segunda-feira, 27, após prestar depoimento à polícia. Joniçon Lima Santos, de 43 anos, foi levado para a 2ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin), em Alagoinhas.

De acordo com o delegado Jobson Lucas Marques, coordenador regional da Polícia Civil, uma perícia feita no local do acidente constatou que o trator, que pesava 35 toneladas, não estava preso na carreta. Ele também informou que, no depoimento, o condutor, que é terceirizado, disse que não verificou se a retroecavadeira estava amarrada na carroceria do veículo.

"Disse que, quando chegou ao pátio da empresa, um tratorista colocou o trator na carreta usando uma prancha e que não verificou se realmente o veículo havia sido preso. "Mas, enquanto motorista profissional, ele teria obrigação e dever legal de observar a carga, o que não foi feito. O trator estava completamente solto, sem nenhuma amarra", disse Marques.

Conforme o delegado, já foi solicitada a prisão preventiva de Joniçon, que responderá por homicídio com dolo eventual - quando se assume o risco de matar. "A partir do momento em que ele não coloca as amarras de forma adequada numa carga desse peso e decide sair dirigindo em uma BR movimentada, cheia de pessoas, ele assume esse risco", afirmou o delegado, ressaltando que o condutor ficará preso na carceragem da 2ª Coorpin, onde aguardará decisão judicial.

O delegado informou, ainda, que Joniçon foi contratado para fazer o transporte do trator até Alagoinhas, onde o veículo seria usado na escavação de terrenos na cidade. O nome da empresa que contratou o condutor não foi divulgado. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário