A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (SEMPS) tem ampliado a oferta de serviços de apoio àqueles que buscam garantir seus direitos trabalhistas. Entre os serviços prestados está o acesso ao Seguro Desemprego , que é disponibilizado nos quatro postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra ( SIMM).
Na atual gestão, de janeiro de 2013 até o mês de julho deste ano, 8703 pessoas foram atendidas nos postos do SIMM, mas, para garantir que esse serviço seja prestado a um numero bem maior de trabalhadores, o secretario Henrique Trindade, gestor da SEMPS criou o atendimento com hora marcada.
Para usufruir do benefício do atendimento com hora marcada do SIMM o trabalhador deve ligar para os números 0800 285 311 ou 2203-2016 e receber sua senha com horário definido. O Hora marcada permite, ainda, que o trabalhador faça seu cadastramento no SIMM, a montagem do currículo profissional pelo atendente e a pesquisa por uma das inúmeras vagas disponíveis no banco de dados.
Caso seja confirmada alguma vaga que se encaixe no perfil profissional do trabalhador, é feito o encaminhamento imediato para a empresa, para que participe de processo seletivo, aumentando as chances de retorno ao mercado de trabalho.
Os interessados devem se dirigir aos postos do SIMM nos bairros do Cabula, localizado na Praça da Mangueira, 84, no Comércio - Rua Miguel Calmon, 382; em Cajazeiras, na Estrada do Coqueiro Grande, 1.902; Boca do Rio - Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja.
O Seguro Desemprego é um benefício adquirido através da lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que garante o direito de auxílio financeiro aos trabalhadores demitidos sem justa causa. Eles podem receber de três a cinco parcelas mensais, que variam entre R$ 622 a R$ 1.163,76, a depender do tempo de serviço e do último salário.
Documentação necessária para dar entrada no pedido do Seguro Desemprego:
Carteira de Identidade (RG);
Carteira de Trabalho e Previdência Social (preenchida, carimbada, assinada e contendo todas as alterações, inclusive salariais);
Cartão do PIS - Pasep;
Guias de requerimento do Seguro Desemprego - SD e CD (devidamente preenchidas carimbadas e assinadas);
Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
Comprovante do saque do FGTS ou Extrato do depósito;
Comprovante de escolaridade;
Comprovante de residência.
Pou: Sergio Toniello e Andrea Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário