terça-feira, 13 de julho de 2010

ATRASO NAS PROVIDÊNCIAS PARA A COPA DE 2014 ASSUSTA TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) não conversou com a Fifa, mas viu os mesmos problemas expostos pela entidade na organização da Copa de 2014 ao fim de uma auditoria encerrada em abril e aprovada duas semanas atrás. O relatório do tribunal confirma a ideia de que as providências estão "impressionantemente atrasadas", há risco de se repetir a má experiência do Pan de 2007 e falta planejamento para garantir que estádios não virem "elefantes brancos".

O capítulo do relatório do TCU sobre as obras de infraestrutura pode ser resumido por um parágrafo: "Até abril nenhuma obra (de mobilidade urbana) havia sido contratada, apenas um edital de licitação estava concluído. O Ministério das Cidades havia recebido (até essa data) o projeto básico de 8 das 47 obras previstas. Há o risco de que as obras sejam contratadas apenas como obras conceituais". A expressão "obra conceitual" quer dizer que a contratação pode vir a ser feita em cima de projeto vago, o que "abre a porta para o superfaturamento dos contratos".

Os técnicos do TCU dizem que, quanto mais vagos são os contratos, mais difícil fica a fiscalização. (A sinformações são do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário