quinta-feira, 1 de julho de 2010

LULA VIAJA PARA ÁFRICA PARA COMPROMISSO E ASSISTE FINAL DA COPA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca por volta de 16h desta sexta-feira (2) para a África. Antes de embarcar, pela manhã, Lula deve assistir ao jogo da seleção brasileira contra a Holanda no Palácio da Alvorada. A vitória na partida garante vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.

O giro de Lula pelo continente africano será de dez dias e conta com paradas em Cabo Verde, Guiné Equatorial, Quênia, Zâmbia e África do Sul. O presidente retorna da viagem no dia 12 de julho e volta a despachar no Palácio do Planalto, que está em reforma há mais de um ano. A previsão é que a transferência do gabinete de Lula ocorra durante a visita dele à África.

Os funcionários da Presidência cumprirão uma espécie de “cronograma de mudança” e serão transferidos aos poucos para a sede oficial do governo. O gabinete de Lula terá, por opção dele, os mesmos móveis utilizados no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde despacha desde que começou a reforma do Planalto, orçada em R$ 103 milhões.

O primeiro compromisso do presidente na África é uma reunião da Cúpula Brasil-Cedeao (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental), em Cabo Verde. Em seguida, Lula visita, nesta ordem, Guiné Equatorial, Quênia, Tanzânia e Zâmbia.

O presidente desembarca em Pretória, capital da África do Sul, na quinta-feira (8), onde participa do lançamento do emblema oficial da Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil. No domingo (11), Lula assiste à final da Copa, no estádio Soccer City, em Johannesburgo. No mesmo dia, ele participa da cerimônia oficial de encerramento do evento.

De acordo com o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, é tradição o chefe de Estado do próximo país-sede estar presente no último dia do campeonato. (As informações são do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário