segunda-feira, 12 de julho de 2010

MINISTÉRIO DAS CIDADES LIBERA R$ 548 MI PARA BRT DE SALVADOR

Os recursos para implantação do moderno sistema de transporte BRT, já foram liberados pelo Ministério das Cidades e Salvador será a primeira a iniciar sua implantação. A informação foi dada pelo Superintendente da Caixa Econômica Federal Aristóteles Menezes ao Programa Raio-X, da rádio Itaparica FM, em entrevista ao comunicador Cristóvão Rodrigues. Esse modelo, já implantado em várias cidades pelo mundo, consiste em um sistema de ônibus espaçosos, bi ou triarticulados, que trafegam em corredores exclusivos e interligados.

Os recursos são da ordem de R$ 548 milhões e já estão disponíveis na Caixa aguardando apenas a licitação e o início das obras. Este sistema está em operação em Bogotá na Colômbia, na cidade de Guadalajara no México, em Londres, em oito grandes cidades da China e, recentemente na África do Sul em função da Copa do Mundo. No Brasil, apenas a cidade de Curitiba tem esse sistema implantado, que é visto como modelo para o resto do país.

Salvador vai ter o privilégio de ser sede de uma das chaves da copa do mundo e, no quesito transporte, já sai na frente com o projeto do BRT que foi incorporado ao projeto da Copa. O BRT, da primeira capital do Brasil, em sua primeira etapa abrange o trecho Aeroporto/Acesso Norte, integrado com o metrô que chega até a Estação da Lapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário