quinta-feira, 25 de novembro de 2010

IBGE: TAXA DESEMPREGO CAI A 6,1% EM OUTUBRO E É A MENOR DESDE 2002

A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 6,1% em outubro, ante 6,2% em setembro, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada nesta quinta-feira, 25. Segundo o IBGE, o índice mensal é o menor registrado na série histórica, iniciada em março de 2002.

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a taxa de desocupação foi estimada em 9,9%, permanecendo estável no comparativo mensal e anual. De acordo com a pesquisa, 192 mil pessoas estavam desocupadas na RMS no mês de outubro. No período analisado, 51,9% da população ativa encontrava-se ocupada, 5,7% desocupada e 42,4% não economicamente ativa.

As regiões metropolitanas de Salvador, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre possuem 1,4 milhão de pessoas desocupadas no total. O índice se manteve estável em relação ao mês de setembro, mas os dados indicam queda de 17,6% em comparação com outubro de 2009, o que significa menos 309 mil pessoas à procura de trabalho.

A população ocupada, por sua vez, foi estimada em 22,3 milhões de pessoas, mantendo a estabilidade em relação ao mês de setembro e com alta de 3,9% em comparação com o ano passado. De acordo com a pesquisa, mais 805 mil postos de trabalho com carteira assinada foram criados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas em relação a outubro de 2009. (As informações são do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário