terça-feira, 30 de novembro de 2010

BAIANAS GANHAM MEDALHAS DO PRESIDENTE LULA


Foi uma tarde de emoção, glória e glamour para as 20 crianças e adolescentes de escolas públicas de todo o país condecorados, pelas mãos do presidente Lula, com uma medalha de ouro por seus contos, crônicas ou poemas – em uma cerimônia pomposa no auditório do Museu Nacional, em Brasília.

Foi o desfecho da “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”, uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Fundação Itaú Social, que reuniu nada menos que sete milhões de participantes em cinco etapas e teve duas baianas entre os 20 ganhadores, anunciados somente nesta segunda-feira, 29: Daniele Cunha, 12 anos, da cidade de Jiquiriçá, e Caroline Silva, 16 anos, estudante do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Valença, vencedora com a crônica “O afago inesperado”.

“A ideia central da minha crônica é a carência afetiva dos meninos de rua da cidade onde vivo”, explicou Caroline, que foi orientada pelo professor Moacir Saraiva (cronista, autor de “A riqueza do detalhe”) e adorou a experiência que teve em Curitiba (PR) com o grupo da olimpíada. “Emoção mesmo foi receber a medalha de ouro”, descreveu Daniele, uma das cinco vencedoras da categoria “Memórias Literárias” com o texto “Memórias de um ribeirinho”.

As duas meninas têm em comum o gosto pela leitura. Caroline garante que lê pelo menos quatro livros nas férias, e Daniele afirma que, somente esse ano, leu cerca de 40 livros, sendo o último deles “O ladrão de raios”.

Além da medalha, as meninas saem de Brasília levando um computador, assim como seus respectivos professores, e a escola em que estudam recebe outros dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca. (As informações são do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário