domingo, 21 de novembro de 2010

LIDER DAS FARC PODE TER MORRIDO EM ATAQUE, DIZ PRESIDENTE DA COLÔMBIA

O presidente colombiano Juan Manuel Santos anunciou neste sábado (20) que um importante líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pode ter morrido. Segundo Santos, o membro do Comando Central das Farc José Benito Cabrera, conhecido como "Fabián Ramírez", foi "aparentemente" abatido em uma ação militar no sul do país.

"O ministro da Defesa (Rodrigo Rivera) acaba de me informar sobre os resultados da operação. Acabam de chegar ao local e encontraram 4 ou 5 cadáveres, aparentemente um deles é de Fabián Ramírez", disse Santos em evento público no porto de Barranquilla.

"Aparentemente, este bandido caiu. Digo aparentemente porque não está confirmado. Estão em busca dele, mas encontraram suas 2 pistolas, sua mochila e seus computadores".

Segundo o presidente, a incursão oficial a um acampamento rebelde do Bloco Sul das Farc ocorreu na madrugada deste sábado em uma região florestal entre os municípios de Julia, no departamento de Meta, e San Vicente de Caguán, em Caquetá.

Ramírez, membro da cúpula da guerrilha das Farc, teve papel de destaque durante as frustradas negociações de paz entre os rebeldes e o governo do conservador Andrés Pastrana (1998-2002).

De acordo com o presidente Juan Manuel Santos, Ramírez tinha mais de 13 ordens de captura e ficou famoso por ataques que mataram diversos membros da Força Pública colombiana. "Se isso (a morte de Ramíres) se confirmar, é um golpe contundente também contra as Farc", declarou Santos. (As informações são do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário