quarta-feira, 2 de novembro de 2011

IMBASSAHY DIVULGA DADOS QUE REVELAM A DURA REALIDADE DE PACIENTES COM CÂNCER QUE DEPENDEM DO SUS

O Deputado Federal Antônio Imbassahy ( PSBA-BA), ocupou nesta tarde de 01 de Novembro, a Tribuna do Plenário da Câmara para divulgar os dados , segundo ele estarrecedores ,do relatório do Tribunal de Contas da União ( TCU) referente ao desempenho do SUS no tratamento de pacientes com câncer. Para o parlamentar dados que atestam e comprovam de maneira definitiva a insuficiência do SUS nesta questão.

Em 2010, 58 mil pacientes pobres foram privados de sessões de radioterapia na rede pública e 80 mil pacientes deixaram de realizar cirurgias oncológicas. Na fila para a quimioterapia a espera é de 76 dias , apenas 35% dos pacientes foram atendidos no prazo estipulado pelo Ministério da Saúde. Na radioterapia o tempo médio de espera é bem maior,113 dias, apenas 16% dos pacientes foram atendidos no primeiro mês após o diagnóstico.

Imbassahy concluiu seu pronunciamento alertando que o tempo é um elemento de extrema importância para o tratamento do câncer, o que dessa forma agrava mais ainda o diagnóstico realizado pelo TCU.

O Deputado fez um apelo ao Governo Federal para que colocasse recursos da União no setor de saúde, porque, do ponto de vista relativo,os recursos aplicados vem caindo sistematicamente nos últimos anos,e o Governo vem transferindo, segundo o parlamentar,a responsabilidade para Estados e Municípios.

Finalizou pedindo ao Governo Federal a merecida atenção à saúde, notadamente aos tratamentos oncológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário